sábado, 13 de agosto de 2011

Sertanejo Conquista as Classes A e B com Mistura


Agora o sertanejo também embala as classes A e B e vem virando "moda" dentro das baladas. O ritmo está virando sinônimo de pegação nas boates e a música sertaneja vem juntando outros embalos para conquistar a todos. Você vai conferir aqui um pouco dessa história e poderá dar sua opinião sobre essa nova cara do sertanejo. A final, você gosta do "novo sertanejo"? Ou prefere aquele sertanejo de raiz?



Antes de despejar esse artigo, para você ler e depois comentar, vou-lhe convidar para escutar essa canção do Edson "Só quem ama".

Edson - Só quem ama - Baixar


A conquista do Sertanejo

Paula Fernandes de 26 anos é a grande musa sertaneja do momento. Conquistou o Brasil em pouco tempo e até deu um gelo no coração do Rei. A cantora declara o seguinte sobre o novo ritmo sertanejo:
"Estamos unindo as classes sociais. Se, até algum tempo atrás, o [gênero] sertanejo era música consumida só pelas classes C, D e E, ele agora chegou para o público A e B. Todo mundo --rico ou pobre-- ouve a mesma música." (Paula Fernandes)
A cantora chegou a marca de 1 milhão de CDs e DVD vendidos desbancando Ivete e Luan Santana. Será que o Sertanejo Universitário conquistou o Brasil por completo? Os sertanejos não estão mais dando conta de suas agendas e já estão pecando com atrasos e deixando a desejar nos shows. Na mídia só da eles! Nas últimas informações do site falamos de Michel Teló que no domingo apresentará o programa da Eliana, ou seja, os sertanejos estão realmente em alta. Mas a música ainda está se transformando e ganhando novas tendências:
"É uma bagunça. O clima é para dançar e beijar muito na boca" (Bruno Araújo da dupla Juliani e Bruno)
O artista se refere a pegação que está ocorrendo em boates e ao clima que o sertanejo universitário vem trazendo para os jovens. A música Eletrônica vem misturando a balada e ganhando espaço em tudo. Conheça mais sobre o "Sertadance aqui nessa matéria do FCU". Eventos com o estilo sertanejo vêm batendo recorde pelo país. Um exemplo é o Sertanejo Pop Festival que no ano passado atingiu 30 mil e nesse ano mais de 40 mil em dois dias.
"Hoje, o público do sertanejo é universitário e tem bom poder aquisitivo", diz Paulo Octavio Almeida, diretor do festival. "Até dois anos atrás, o máximo que esses artistas podiam almejar era a platéia do festival de Barretos"
Ufa! Você chegou até a metade do texto e merece curtir mais uma música. Bora escutar agora Victor e Leo:
Victor e Leo - Nascemos Pra Cantar - Baixar



Grande exposição na mídia

Será que com essa grande exposição da música sertaneja na mídia pode desgastar o gênero? Victor e Leo já deram um tempo para recuperar o gostinho de quero mais dos seus fãs.

As letras estão renovadas com palavrão e gírias em vez do tradicional "Campo e Vida Boa". Redes sociais batendo recorde de seguidores e os artistas mais próximos interagindo pela rede. O avanço tecnológico deu mais brilho e os meninos da nova moda universitária estão brincando em inovar nos seus shows.  Tudo junto misturado para engrandecer ainda mais a música brasileira que deu um tempo para o pagode, rep, funk, pop e mpb. O axé continua em alta e deve se manter pois sempre tem aquele verão e as paias da Bahia para ajudar. Sem falar do carnaval, que quando chega, demooora para acabar.
"Eu não agüentava mais aquelas histórias do cara que vai para a roça e toma um par de chifres" (diz Sorocaba)
A força do passado Sertanejo


Claro que todo esse sucesso do sertanejo é graças a Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano (que nunca envelhecem), Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Rick e Renner, Chrystian e Ralf e se esqueci de alguém eu sei que você vai comentar (estratégia do editor para ganhar alguns comentários). 
"Na nossa época, as duplas eram formadas na fazenda, enquanto trabalhavam na lavoura. Hoje, os sertanejos se conhecem na faculdade e trazem esse caráter urbano para a música deles" (diz Chitãozinho)
Se você passa por um posto de gasolina, um bar ou a avenida frequentada por jovens vai perceber que noventa por cento dos carros estão embalando ao som sertanejo e isso não é só na sua cidade ou na minha é em todas. "A magrinhagem sertaneja tomou conta mano".

Qual é a sua Opinião?

Para concluir esse raciocínio quero deixar a minha opinião sobre essa mistura. Para mim o sertanejo tem a crescer muito ainda e explorar outros países pelo mundo a fora. A musicalidade do sertanejo deve ganhar o embalo de outros estilos para levar alegria e agitar as festas por onde passa. Só devemos ter mais cuidado com as letras e evitar o uso de palavras fortes só para vender mais. A música deve falar de coisas positivas, alegres e servir de exemplo para as crianças que estão absorvendo para a próxima geração. Agora vou parar de escrever aqui e esperar pelos comentários para obter mais conhecimento desses leitores inteligentes e que são fãs do sertanejo. Bora Comentar!




Guilherme Ferreira:
Blogueiro desde abril de 2011. Editor dos Blogs: Fã Clube Universitário e Empresa na Rede Social. Contato por e-mail: faclubeuniversitario@gmail.com


Subscreva e Participe de Sorteios:

Seja Fã! Curta e Concorra a Brindes!