sexta-feira, 14 de outubro de 2011

História da Música Sertaneja - Introdução


Com o estilo Sertanejo dominando as rádios do país você deve estar se perguntando como tudo começou? De onde veio a música sertaneja? Quem são os primeiros artistas sertanejos? Para esclarecer essas questões e trazer detalhes das épocas da música sertaneja, o site Fã Clube Universitário preparou uma série de artigos sobre a história da música sertaneja. Você vai escutar músicas do início desse estilo e conferir a transformação que a música teve com o passar do tempo.

O Primeiro Registro da Música Sertaneja
O grande nome dos primórdios da música sertaneja é do folclorista Cornélio Pires que trabalhou no interior de São Paulo para escrever sobre as canções caipiras no estado original.

"Sua música se caracteriza por suas letras românticas, por um canto triste que comove e lembra a senzala e a tapera, mas sua dança é alegre" Cornélio Pires, livro Conversas ao pé do fogo.
Os primeiros registros de canções e letras aconteceram no início do século XX. Pires recolheu letras de músicas cantadas nas fazendas do interior do Estado de São Paulo e expôs no seu livro "Sambas e Cateretês". Sem esse livro essas canções teriam-se perdido no esquecimento. Cornélio Pires foi jornalista, escritor, folclorista e compositor. Seu principal objetivo era divulgar e preservar a tradição caipira.

Cornélio Pires
Sertanejo Original
As primeiras canções da música sertaneja eram compostas por viola e duetos vocais. Dupla geralmente caracterizada por cantores com voz tenor (mais aguda), nasal e uso acentuado de um falsete típico. O estilo vocal se manteve ao longo das décadas até hoje, mas o ritmo, a instrumentação e o contorno melódico incorporaram aos poucos os gêneros novos da indústria da música. Um exemplo hoje é o sertanejo com a mistura da música pop no Sertanejo Universitário.

Zico Dias e Ferrinho - Revolução de Getúlio Vargas dezembro de 1930 - Baixar

Os Primeiros Nomes da Música Sertaneja
Zico Dias e Ferrinho (que você pode escutar no player aqui a cima), Laureano e Soares, Mandi e Sorocabinha e Mariano e Caçula se descaram nos primeiros registros gravados em discos em 1930. Músicas como "A Revolução Getúlio Vargas" e "A Morte de João Pessoa", composições gravadas pelo duo Zico Dias e Ferrinho, em 1930, e "A Crise" e "A Carestia", modas de viola gravadas por Mandi e Sorocabinha, em 1934.

Mandi e Sorocabinha - Invasão de São Paulo - Baixar

Vídeo do Sertanejo de Raiz
Para você que prefere curtir um vídeo pode ver e ouvir a "Tristeza do Jeca" de Angelino Oliveira composta em 1918 e gravada em 1937 na voz dos Irmãos Perez que por causa da gravadora mudou o nome para Tonico e Tinoco. Influenciada por discos da série caipira de Cornélio Pires, a dupla Tonico e Tinoco tornaram-se uma das duplas sertanejas mais populares e tradicionais do Brasil, participando de seis filmes e fazendo shows no interior e em capitais com sucesso.



Na semana que vem a serie continua com o debate e polêmica envolvendo as transformações da música sertaneja.
"Modificações dentro do gênero musical têm provocado muitas confusões e discussões no país a cerca do que seria música caipira/sertaneja"
E ainda músicas da época e as "Eras da Música Sertaneja" nesse especial do Fã Clube Universitário. Você vai acompanhar todos os detalhes da história e transformações desse estilo que dominou o Brasil.




Guilherme Ferreira:
Blogueiro desde abril de 2011. Editor dos Blogs: Fã Clube Universitário e Empresa na Rede Social. Contato por e-mail: faclubeuniversitario@gmail.com


Subscreva e Participe de Sorteios:

Seja Fã! Curta e Concorra a Brindes!