Na segunda parte desse especial sobre a "História da Música Sertaneja" você vai conferir o debate e polêmica envolvendo a definição da música sertaneja que entrava para o cenário musical e iniciava uma discussão que dura até os dias de hoje.
Leia também:
HISTÓRIA DA MÚSICA SERTANEJA - INTRODUÇÃO
Música Caipira ou Sertaneja?
A discussão gira em torno de críticos literários, críticos musicais, jornalistas, produtores de discos, cantores de duplas sertanejas, compositores e admiradores. Uma definição para os estudiosos é a tendência tradicional de que a música caipira e sertaneja são subgêneros dentro de um só conjunto musical, seguindo fases e divisões: de 1929 até 1944 é música caipira ou sertanejo de raiz.
Do pós-guerra até a década de 1960, como uma fase de transição da velha música caipira rumo à constituição do atual gênero sertanejo; e do final dos anos sessenta até a atualidade, como música "sertaneja romântica". Já no meio acadêmico o estudo é de que são gêneros separados sendo que o Caipira é a música autentica do homem rural e o sertanejo é o estilo musical comercial.
E ainda tem autores que definem música caipira/sertaneja como baião, ao xaxado e outros ritmos do interior do Norte e Nordeste.
Por que Sertanejo?
Para responder essa pergunta pesquisamos na internet as principais definições da palavra "sertanejo".
Dicionário: adj. Originário do sertão; que vive no sertão. Próprio do sertão.S.m. Aquele que vive no sertão.
Wikipédia: "Sertanejo" são os locais afastados, longe das cidades, ainda que seja mais presente sua relação com o nordeste, do interior, que encontrou vegetação e clima hostis, além da dominação política dos "coronéis", obrigando a desenvolver uma cultura de resistência, do matuto, legitimamente sertanejo, conhecedor da catinga. Difere-se da cultura caipira, especificamente originária na área que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e a região Sul Fluminense, no Rio de Janeiro. Ali se desenvolveu uma cultura do colono que encontrou abundância de águas, terra produtiva e um clima mais ameno, típico do cerrado. É conhecida como "caipira" ou "sertaneja" a execução composta e executada das zonas rurais, do campo, a antiga Moda de viola. Os caipiras, duplas ou solo, utilizavam instrumentos típicos do Brasil-colônia, como viola caipira.
Sertão?
Para esclarecer melhor buscamos também a definição da palavra "sertão" e descobrimos que significa o interior ou áreas afastadas da cidade grande e por isso a música do interior ganhou o nome de música sertaneja.
Wikipédia: Apesar de usualmente a palavra sertão aparecer geralmente relacionada, à região nordeste do Brasil, seu significado original refere-se a uma região afastada dos centros urbanos, distante ou com pouca "civilização" (o nome é derivado da expressão "desertão", utilizada na época colonial para referir-se ao interior do país). Ou, simplesmente, o interior de um país ou região. Os portugueses chamavam o semi-árido de Desertão pelas condições climáticas, e desta forma, com a repetição do "de" esse passou a ser chamado de apenas "de sertão".
Momentos Marcantes da Música Sertaneja - Vídeo
Para fechar mais uma edição do especial sobre a "História da Música Sertaneja" do Fã Clube Universitário preparamos um vídeo que mostra momentos importantes da música sertaneja. Confira:
O Especial Continua...
Claro que sim! O especial vai continuar na próxima semana e você não pode perder. O assunto será as eras da música sertaneja. Quero saber se você sabe quantas eras a música sertaneja tem?